Novo Honda Civic à venda no final de 2022. Só em híbrido

Apresentação

Por AF 23-06-2022 19:45

O novo Honda Civic estará à venda no mercado nacional a partir do último trimestre do ano. Nesta que é já a 11.ª geração do compacto, além da carroçaria de cinco portas ter ganho perfil coupé, haverá apenas uma única motorização híbrida para a Europa. Pelo menos até chegar o novo Type R... Fomos até Espanha conhecer o novo Civic um pouco mais de perto.

As diferentes proporções da nova carroçaria assentam no crescimento de 35 mm da distância entre eixos, mas também nas reduções de 20 mm do vão traseiro e em 25 mm na altura do capot dianteiro e incremento de 21 mm na via traseira. Com estes dados, o novo Civic oferece ainda mais espaço para pernas no banco traseiro, embora a linha descendente do tejadilho tenha roubado alguns centímetros em altura. O habitáculo, todo ele mais baixo, pode criar algumas dificuldades nas entradas e saídas.

Em estreia no Civic, painel de instrumentos totalmente digital de 10,2'' nas versões topo de gama (apenas parcial no nível de equipamento Sport) e sistema multimédia saliente do tablier, com grafismo e navegação semelhantes ao que podemos encontrar no SUV HR-V. Embora ainda forrado a diversos plásticos negros e com diversas junções, a construção pareceu-nos robusta e existiu cuidados em aumentar a qualidade e resistência nas zonas de toque mais frequente.

Sob o capot, novo e eficiente bloco 2.0 atmosférico de injeção direta a gasolina que trabalha sobre ciclo Atkinson, estando neste processo de hibridização associado a motor elétrico e a uma também nova bateria de 1,05 kWh de superior densidade, com 72 células e pesando 36,4 kg. Para este conjunto, a Honda anuncia uma potência máxima de 184 cv e 315 Nm de binário.

Esta nova e única versão híbrida (que recebe a denominação e:HEV) vai ocupar o lugar das três motorizações existentes na anterior geração, com a Honda a justificar esta decisão com as performances e consumos anunciados: 7,8 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h e um consumo médio (ainda por homologar) a partir dos 4,6 l/100 km (108 g/km de CO2).

Também entre as novidades, a Honda incluiu no novo Civic modo de condução personalizável Individual que se junta aos três restantes, sendo que o modo Sport conta com a função ASC (Active Sound Control) capaz de gerar uma sonoridade artificial transmitida por intermédio das colunas do sistema de som. Há também um novo assistente automático de condução em situações de trânsito e sistema adaptativo das luzes LED.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Apresentação