500e dá vida ao primeiro Abarth elétrico

Atualidade

Por AF 23-11-2022 06:05

Nem a Abarth escapa ao tema da eletrificação. Baseado no Fiat 500e, eis o primeiro modelo 100% elétrico da marca italiana de desportivos. Mas que traz novidades ao nível da sonoridade...

Com base no Fiat com o mesmo nome, o Abarth 500e honra o entusiasmo desportivo tão querido à marca, apresentando-se com motor elétrico capaz de um máximo de 155 cv e 235 Nm, sendo alimentado por uma bateria de 42 kWh de capacidade - ainda não existem dados homologados sobre a autonomia.

Capaz de uma aceleração de 0 a 100 km/h na casa dos 7 segundos, a Abarth reivindica para o 500e o perfil mais reativo em condução urbana face à restante gama com motores a combustão, capaz de passar dos 40 aos 60 km/h em apenas 1,5 segundos.

Fazendo uso da mais recente carroçaria da gama 500, o inédito Abarth 500e faz uso de uma maior distância entre eixos e de vias mais largas face aos modelos a gasolina, fazendo adivinhar superior estabilidade em curvas rápidas.

A controlar os níveis de entusiasmo estão três modos de condução: Turismo, indicado para uso normalizado, com potência e binário limitados a 136 cv e 220 Nm; Scorpion Street, com toda a potência disponível, mas que privilegia a travagem regenerativa; e Track, que associa o máximo potencial de aceleração com a mínima intervenção de travagem regenerativa.

O carregador de bordo instalado permite carregamentos rápidos até 85 kW (80% de autonomia alcançados em 35 minutos), e um máximo de 11 kW em corrente contínua.

Fiel aos princípios de que a sonoridade é algo sempre marcante nas sensações proporcionadas por um desportivo, o Abarth 500e pode contar com o sistema Sound Generator, que reproduz o som de um motor a gasolina desenvolvido pela Abarth.

Na estreia do Abarth 500e - que deverá chegar a Portugal em meados de 2023 - série de lançamento Scorpionissima, disponível nas carroçarias coupé e descapotável, com a inédita pintura verde das fotos (Verde Acid) ou em Azul Poison. Conta ainda com jantes específicas de 18'' com acabamento Titânio, vidros traseiros escurecidos e tejadilho em vidro.

Os bancos com logo gravado têm revestimento específico em Alcantara, acabamento que também pode ser encontrado no painel de instrumentos e volante. Também de série, quadrante digital de 7'' para a instrumentação e sistema multimédia em monitor tátil de 10,25'' com serviços conectados Uconnect.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade