Renault ‘trabalha’ Clio V

Apanhámos o segmento B da Renault durante sessão de testes de desenvolvimento

Apanhados

Por José Caetano 01-09-2018 18:05

O Clio IV, revelado em 2012, estreou design na Renault. O sucessor, planeado para a primavera de 2019, introduzirá evolução importante na imagem dos automóveis da marca do losango, que beneficiará tanto a apresentação exterior, como a interior, com o formato das luzes diurnas (LED) a funcionar como cartão de visita – o Symbioz, protótipo de 2017 que promove as tecnologias da condução autónoma do futuro, foi adotado como modelo pelos designers franceses, que arriscaram tão-somente o q.b., obviamente para não beliscarem o sucesso comercial do segmento B.

No habitáculo, a equipa comandada por Laurens van den Acker, desfrutou de maior liberdade de atuação, o que explica o... atrevimento, com instrumentos digitais em vez de analógicos (até nos carros mais baratos/populares da gama). No centro do painel, monitor tátil para seleção fácil dos sistemas de bordo, entre comunicação, entretenimento, navegação, informação, etc. Na geração nova do R-Link, nas versões de topo, ecrã na vertical.

Comparado com o Clio de 2012, com 4,062 m de comprimento e 2,589 m entre eixos, o modelo de 2019 será ligeiramente mais curto e ligeiro. Na gama, apenas a carroçaria de 5 portas, O sucesso dos Sport Utility Vehicles (SUV) arrasou com carrinhas, MPV & Cia., não existindo plano para novo Sport Tourer. Na gama, blocos a gasolina modernos, com 3 cilindros 1.0 SCe de 75 cv e 1.3 TCe com 115 cv ou 150 cv. O 0.9 TCe é substituído por 1.0, com aumento na potência de 90 cv para 95 cv. No topo de gama, versão Renault Sport produzida em Dieppe, pela Alpine, com 1.8 Turbo de 225 cv. O Diesel ainda é importante para a marca e continuará a sê-lo, com os dCi de 1,5 litros confirmados no catálogo.

Entre os apoios eletrónicos à condução, detetor de fadiga do condutor e regulador adaptativo da velocidade com programa para manutenção das distâncias de segurança e travagem automática. A tecnologia democratiza-se!

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Apanhados